Hoje é o Dia da Fraternidade Brasileira, data que nos faz pensar no amor por nossos irmãos de sangue e no amor ao próximo.

Podemos demonstrar afeto por quem não conhecemos por meio da empatia, por exemplo. Quando a gente se coloca no lugar do outro, dá para sentir as dores e necessidades dessa pessoa.

O projeto Ação Social da Casa das Letras, desenvolvido por alunos do Ensino Fundamental, é um exercício de empatia. Ao longo de um ano, as crianças assumem a responsabilidade de desenvolver campanhas de arrecadação de alimentos e outros itens para creches e asilos.

Antes da pandemia, as turmas também conheciam de perto os objetivos e necessidades de cada instituição. Durante as visitas, batiam papo com os idosos e brincavam com as crianças. Por meio dessa experiência, qualquer um entende que ajudar é mais fácil do que muitos imaginam!

Doe tempo e sorrisos!

A Creche Espírita Casa Verde, em Aparecida de Goiânia, é uma das instituições assistidas no projeto Ação Social da Casa das Letras.

A psicopedagoga, diretora e coordenadora de lá, Claudia Lopes Mendonça, diz que nossos alunos já compreenderam que ajudar é muito simples. “Não é com coisa grandiosa, mas com pouquinho, um sorriso, tempo para conversar, para brincar ou pedindo doação. O ponto principal é abrir o coração para enxergar o outro!”, explica.

O diretor da escola, José Vieira, diz que a criança começa a entender a importância das ações altruístas, por meio dos atos fraternos desenvolvidos pela comunidade adulta. “Instituições como família, igreja e escola são ambientes com potenciais estimuladores da prática de ações humanistas”, afirma.