Fabíola Menezes / Projeto Família Presente

A infância é um momento de desenvolvimento complexo, que envolve crescimento físico e emocional.

Esse crescimento não acontece de forma linear em todas as crianças. Existem fatores individuais e ambientais que interferem nesse processo.

A descoberta do mundo implica em uma organização também afetiva. E nem sempre as crianças conseguem dar a resposta emocional que o adulto espera.

O cérebro infantil, ao ser estimulado, apropria-se de modelos que irá reproduzir.

Como não tem ainda domínio do pensamento subjetivo e da comunicação, a criança pode “explodir” e ter crises de choro e raiva, muitas vezes agredindo fisicamente as pessoas mais próximas.

O ambiente familiar tem grande influência na expressão e controle das emoções. É nele que a criança aprende o que é certo e o que é errado — os pais são os primeiros modelos nos quais a criança se espelha.

E os pais devem ficar atentos a esses estímulos. Além da rotina da família, programas aos quais a criança assiste, brincadeiras e conteúdo digital ao qual é exposta têm influência no comportamento.

Outro aspecto a ser observado: se a criança está passando por uma situação difícil para ela, pode apresentar tristeza ou agressões recorrentes.

Pais que utilizam castigos físicos para inibir comportamentos agressivos também estão estimulando a agressividade e ensinando que essa é a forma de resolver as dificuldades.

Um dos primeiros lugares onde percebe-se que a criança está com alguma alteração comportamental é a escola. Daí a importância de uma parceria entres os sistemas sociais (família e escola).

Se o ambiente e os estímulos estão controlados e a criança continua com comportamento agressivo e resistente aos limites necessários ao desenvolvimento, convém uma avaliação mais aprofundada para investigar os sinais e sintomas.

Precisamos saber fazer a “leitura” dos comportamentos da criança. Um comportamento agressivo pode ser um pedido de socorro e um sinal de que precisa de ajuda.

Fabíola Menezes é neuropsicóloga e coordenadora do Projeto Família Presente da Casa das Letras