ARTIGO

Fabíola Menezes / Projeto Família Presente

Dezembro. O final do ano se aproxima! Para algumas pessoas passou muito rápido. Para outras nem tanto. Cada um com sua percepção de acordo com a própria vivência.

Nesse momento, acho importante refletir sobre o fechamento e a conclusão dos ciclos. A divisão do tempo em anos é inteligente para que possamos respirar, refletir e fazer pausas.

Cada ciclo é uma aprendizagem. Isso vale para os adultos e também para as crianças. Para falar a verdade, muitos adultos precisam aprender mais com os pequenos. Conseguir rir de forma espontânea, sem tanta pressa, e aproveitar cada experiência.

Para as crianças, a vivência do tempo é diferente da do adulto, pois funcionam muito no pensamento concreto, no aqui e agora. Isso não significa se afastar da fantasia. Ao contrário, vivem a fantasia como realidade.

A escola é um ambiente onde é promovida a aprendizagem e, mais que isso, constróem-se aí as memórias afetivas mais importantes da vida! E a progressão na escola funciona por meio de ciclos anuais.

O trabalho em conjunto entre família e escola ajuda na compreensão de que fechamos um ciclo e iniciamos outro com alegria, esperança e novidades. A criança precisa entender que, a cada ano, terá uma nova professora e isso é uma aprendizagem no sentido de adaptar-se às mudanças da vida e ampliar o conhecimento interpessoal.

Nesse momento do ano é importante não acelerar tanto, mas evitar o “cumprir” automático de inúmeras tarefas. A correria do adulto desorganiza a criança e pode promover quadros de estresse e ansiedade.

O universo infantil é mágico e, para a criança, o que permeia o final do ano é expectativa das férias, Natal, Papai Noel. Sempre com muita leveza.

No fechamento do ano, vamos trabalhar a ressonância afetiva com nossos filhos e o sentimento de gratidão!

Fabíola Menezes é neuropsicóloga e coordenadora do Projeto Família Presente da Casa das Letras