ENTREVISTA

Entrevistamos o diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Goiânia, o maestro Eliseu Ferreira, sobre a data de hoje, Dia Nacional da Música Clássica! Ele, que começou a estudar música ainda criança na cidade onde nasceu, Anápolis (GO), fala sobre os benefícios desse aprendizado para o desenvolvimento infantil e conta um pouco sobre a trajetória profissional, que ultrapassou as fronteiras de Goiás.

Escola Casa das Letras — Como e quando tornou-se maestro?

Eliseu Ferreira — Comecei tocando instrumento na igreja, aos 8 anos. Estudei música na banda juvenil de Anápolis e, aos 13 anos, demonstrei habilidade de liderança. Em pouco tempo estava dando aulas e regendo a banda. Aos 15 anos fui regente do coral da igreja e, mais adiante, em Goiânia e Brasília, regi corais, bandas e orquestras. Estudei Canto e me graduei em Clarineta, mas as oportunidades e minha proatividade me permitiram desenvolver a habilidade de maestro e me conduziram por esse caminho.

ECL — Na escola temos o ensino musical. Como a Música pode ajudar no desenvolvimento infantil?

EF —  Estudos científicos comprovam os benefícios da música no desenvolvimento das crianças. O contato com a música estimula o cérebro, melhora o aprendizado, desenvolve habilidades intelectuais e ajuda na socialização. Isso acontece principalmente quando a música é feita em conjunto. A criança aprende a respeitar hierarquia, esperar a vez dela e a do colega. Também aprende a ter foco e disciplina, fundamental para alcançar sucesso em qualquer atividade.

ECL — Neste Dia Nacional da Música Clássica, que compositores brasileiros destaca e sugere para que as famílias ouçam com as crianças?

EF — Há uma infinidade de grandes compositores brasileiros, mas destaco Heitor Villa-Lobos, o brasileiro mais ouvido no exterior. Esta data foi criada em homenagem ao dia em que ele nasceu, 5 de março. Destaco para os pais ouvirem com os filhos O Trenzinho do Caipira (Bachianas Brasileiras nº 2), que tem uma melodia maravilhosa, e toda a série de obras para piano com cirandinhas e cirandas.

ECL — O que sente quando está regendo?

EF — O sentimento depende muito da carga emocional da obra, da mensagem transmitida pelo compositor. Reger é um trabalho maravilhoso, uma emoção muito grande! Não é muito diferente de tocar um instrumento, mas um maestro tem outras atribuições. Regência pressupõe certa liderança. Então, você se responsabiliza por uma série de questões e depende do outro. É um trabalho de coordenação e de parceria.

Fotos: divulgação