[25 de abril de 2019]

Quando pais afirmam que “Esse príncipe merece tudo o que posso dar. Ele não pode esperar”, referindo-se às crianças, isso é perigoso. A frase foi dita pelo médico psiquiatra da infância e adolescência, Thiago Blanco Vieira, ontem à noite, durante a palestra Sua majestade, a criança: enfrentando a autoridade dos filhos.
O especialista destacou o processo de desenvolvimento infantil e a necessidade de entender como ele se dá para construir adultos capazes de enfrentar as questões do dia a dia, o que inclui frustrações. “Tolerância é a palavra de ordem, saber relacionar-se com todos e lidar com a frustração, o conflito e a diferença”, ressaltou. O médico falou, ainda, sobre a importância de dar muito amor para os filhos e também disciplina, sem autoritarismo, com limites claros e objetivos que respeitem o desenvolvimento da criança.
A palestra teve como mediadora a neuropsicóloga e coordenadora do projeto Família Presente da Escola Casa das Letras, Fabíola Menezes, e contou com a participação de uma plateia bastante interessada e participativa. Que venha o próximo tema!