[13 de novembro de 2019]
Sentimentos fazem parte do dia a dia de todo mundo. Mas com alguns é mais difícil de lidar, às vezes. Por isso é importante entender por que eles existem e superar os desafios que possam causar. E também para poder compreender e ajudar o próximo.
O projeto Sentimentos, do 5º ano, trabalha vários deles com as crianças e culmina com um seminário para cada turma. A mesa geralmente é composta pelos membros da direção da escola, pela neuropsicóloga Fabíola Menezes e por grupos de cada turma, divididos por tipo de sentimento abordado.
Nos seminários realizados ontem e hoje, as crianças falaram sobre solidão, inveja, perdão e gratidão. Cada grupo apresentou um tema e abriu para perguntas. Eles contaram com o auxílio da neuropsicóloga para conduzir essa parte do seminário, mas, apesar da pouca idade que têm, foram autores de respostas bem elaboradas.
Para Fabíola, a importância do projeto é trabalhar a empatia, fazer com que as crianças reflitam sobre os sentimentos e as consequências que podem surgir. Ainda segundo a especialista, é um tipo de atividade que desenvolve a inteligência emocional até mesmo de quem assiste aos seminários. Além disso, treina a oratória, tão importante para o futuro, e o autocontrole e ajuda a superar a timidez e a ansiedade. “Fico muito feliz com o resultado! Crianças que, no seminário anterior, não se sentiam preparadas para apresentar, agora compuseram a mesa e se saíram muito bem!”, observa Fabíola.
Parabéns às professoras Kelly e Thaís e à coordenação do Ensino Fundamental! O projeto Sentimentos faz parte do projeto Cultivando Valores, Promovendo um Mundo Melhor.
Deixar um comentário