Como é bom, para quem tem filho pequeno, esclarecer dúvidas com um profissional qualificado sobre comportamento infantil!
Uma importante ajuda nesse sentido foi dada em forma de palestra, ontem à noite, na Escola Casa das Letras, pela pediatra especialista em Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento, Ana Márcia Guimarães Alves.
A médica falou sobre os fatores relacionados ao Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), que tem como características a recusa constante de obedecer regras, a persistência em ser do contra, desafiando a autoridade de adultos, além da dificuldade de assumir responsabilidades, por exemplo.
Ana Márcia explicou em que circunstâncias a falta de limites vira transtorno. Segundo a especialista, é preciso abrir os olhos e ficar mais junto dos filhos para poder observar como se comportam e, se perceber algum sinal de alerta, ter tempo hábil para agir.
De acordo com a médica, buscar auxílio para o tratamento adequado é essencial para evitar que o filho cresça com prejuízos significativos na vida social, acadêmica e pessoal.
Ana Márcia ressalta que esse cuidado diminui, substancialmente, a prevalência de transtornos comportamentais em adultos.
12 de maio de 2017
Deixar um comentário