[Especial Dia dos Pais]

Trabalhar muito não é desculpa para quem valoriza o convívio com os filhos. Conheça as histórias de três papais que não perdem tempo: cuidam e brincam com os pequenos para ajudar a fazer deles grandes pessoas

Texto e fotos: Nara De los Angeles

Agosto de 2017

Uma casa fora da cidade, sem sinal de internet e com muito tempo sobrando, espaço ao redor, balanço na beira do lago e areia para pisar descalço. É nesse lugar que os irmãos Luiz Felipe, de 6 anos, e Murilo, de 10, aproveitam os fins de semana. E é também lá que curtem de montão brincar com o pai, o turismólogo Marco Antônio Martins.

47

Marco Antônio com os filhos Luiz Felipe e Murilo: pescaria e brincadeiras como o slackline  preenchem o fim de semana em família

Juntos, pai e filhos pescam no lago e os meninos esquecem até que existe videogame. Assim, Marco Antônio diz que realiza o desejo de proporcionar às crianças uma infância parecida com a que teve, longe do sofá e mais perto da natureza. Mas esse papai trabalhador conta que, durante a semana, os meninos também são prioridade. “Minha mulher leciona à noite e sou eu quem fica com eles”, revela, emocionado.

Marco Antônio acredita que existem algumas lições na vida que só a paternidade traz. “A gente amadurece como ser humano”, explica. Ele observa, porém, a importância de ensinar sobre ter respeito e regras – como restringir o acesso a computador e celular –, e não entregar à babá, empregada doméstica, professora ou à escola o que é responsabilidade dos pais.

O médico Caio Teixeira de Paiva é pai da Marina, de 6 anos. Ele participou com a filha de uma manhã de atividades recreativas com piquenique ao final, realizada pela Escola Casa das Letras, e gostou muito. Caio explica que essa experiência se parece bastante com o hábito que já cultiva: o de brincar com Marina.

43

Caio e a filha Marina: “Brincar com as crianças é muito importante”, ele diz

Por causa da profissão, Caio tem boa parte do dia ocupada com trabalho, mas isso não o impede de dedicar tempo à família. E se, por acaso, algum pai tiver de enfrentar o apelo do mundo digital para estar com o filho, o médico dá a receita:  preencher o tempo da criança com atividades como brincar com ela no quintal de casa, no parquinho ou andar de bicicleta, por exemplo.

O comerciante Magnones Alves da Silva também é da turma de pais que sempre reservam tempo para brincar com os filhos. Quando estão juntos, ele e Ana Clara, de 5 anos, brincam e se divertem para valer, mas também passeiam e viajam porque são momentos dos quais nem filhos nem pais se esquecem jamais!

45

Magnones e a filha Ana Clara aproveitam cada momento livre para brincar

slow cookerthanksgiving turkey (1)

Firme essa parceria (2)