Quando chega o mês de junho, lá vem ela! A sanfona se anuncia, ditando o ritmo das festas juninas pelo País — mesmo que apenas na modalidade online, já que a pandemia não acabou e, portanto, ainda não dá para juntar gente!

Mas esta não é a única festa popular brasileira em que se ouve o inconfundível som da sanfona. Nas folias de Reis e do Divino ela acompanha as cantigas típicas desses festejos.

A sanfona é item indispensável no forró. Ela embala a alegria de quem arrasta os pés e anima comemorações até o nascer do dia! Mesmo quem não sabe dançar pode curtir momentos animados ao som desse instrumento tão bonito!

Para saber mais sobre o assunto, a Escola Casa das Letras conversou com um sanfoneiro chamado Carlos Eduardo Ferreira (na foto), de Senador Canedo (GO). Ele tem 49 anos de idade e apaixonou-se pela sanfona aos 5, quando já participava de folias ao lado do pai e dos irmãos.

Carlos Eduardo conta que começou a tocar sanfona sozinho e que, aos 12 anos, teve aulas com um vizinho da família. Aprendeu para valer e não parou mais. “A sanfona me traz felicidade! Quando toco, tenho uma incrível sensação de alegria”, revela.

O sanfoneiro conta que não vê o tempo passar quando toca sanfona na folia de reis, a festa preferida dele. “Também toco muito em quadrilha junina e outras festas com forró e sertanejo”, acrescenta.

“Aconselho qualquer um a aprender a tocar sanfona. É muito gratificante”, diz Carlos Eduardo. Para ser um bom sanfoneiro, ele afirma que o segredo é treinar todos os dias e não desistir.

Nosso entrevistado também afina e sabe consertar sanfona. Ele trabalha em uma oficina chamada Acordeons, em Goiânia. Carlos Eduardo orienta que há sanfonas de ótima qualidade de segunda mão, de origem italiana, que custam a partir de R$ 3,5 mil.

Existem várias escolas de música que ensinam sanfona na cidade, mas também é possível aprender em cursos da internet.

Sanfona ou acordeão?

No Brasil chamamos de sanfona, gaita, acordeão ou acordeon esse instrumento de origem alemã, composto por um fole, palhetas livres, teclas e duas caixas harmônicas.

Aqui temos músicos que ficaram famosos tocando sanfona. Um dos mais conhecidos foi o multi-instrumentista e compositor paraibano Severino Dias de Oliveira, o Sivuca (1930 — 2006). Em homenagem ao dia do nascimento deste artista, comemorou-se, pela primeira vez, este ano, o Dia Nacional do Sanfoneiro, em 26 de maio. 

Podemos citar também o pernambucano Luiz Gonzaga (1912 — 1989), o famoso rei do baião, o gaúcho Renato Borghetti, de 57 anos, e o goiano Voninho (1939-2008).