[6 de maio de 2021]

Projeto Família Presente

ARTIGO

Fabíola Menezes

A maioria das pessoas, quando se tornam pais, tem a expectativa de ver os filhos brilharem, principalmente na área acadêmica.

É comum observar a ansiedade nos olhos da família, quando a criança começa a estudar, desenvolver novas habilidades e apresentar suas conquistas.

Nesse mundo competitivo, as crianças são muito cobradas e, algumas, vivem verdadeiros tormentos por não terem o desempenho escolar adequado.

Os rótulos negativos em relação à habilidade acadêmica diminuem a autoestima e aumentam a ansiedade e a insegurança, criando um círculo vicioso de dificuldade.

Crianças têm ritmos diferentes de desenvolvimento e é importante que os pais não façam comparações.

Quando se percebe que o filho não está acompanhando o desenvolvimento da turma na escola, muitas vezes, surge a pergunta: “Meu filho tem transtorno de aprendizagem?”

Uma criança com dificuldade na aprendizagem, não necessariamente tem transtorno de aprendizagem. Por exemplo, se ela começa a apresentar, após a separação dos pais, sintomas de tristeza e queda no rendimento escolar, não é transtorno de aprendizagem, mas reação situacional e secundária a um quadro emocional.

Questões emocionais interferem na espontaneidade da criança comprometendo sua socialização e aprendizagem.

Um dos primeiros lugares onde aparecem sintomas é a escola. Se há algum problema na rotina da família, a criança reflete isso na rotina acadêmica.

Em alguns casos, há pais que se negam a perceber as limitações e dificuldades da criança, enquanto há outros que as potencializam.

A equipe de educadoras da escola está treinada e apta a identificar alguma alteração no desenvolvimento normal da criança. Quando necessário, esta é observada em sala pela psicóloga da escola e a família e a professora serão orientadas sobre a melhor conduta a seguir.

Só podemos afirmar que a criança apresenta um Transtorno de

Aprendizagem, depois que a mesma for avaliada pelos profissionais competentes.

Um transtorno de aprendizagem implica em um conjunto de sinais e sintomas descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM) e requer diagnóstico.

Na dúvida, procure a escola. Estamos prontos para atender!

Fabíola Menezes é neuropsicóloga e coordenadora do Projeto Família Presente da Casa das Letras