[6 de maio de 2021]
Projeto Família Presente
ARTIGO
Fabíola Menezes
A maioria das pessoas, quando se tornam pais, tem a expectativa de ver os filhos brilharem, principalmente na área acadêmica.
É comum observar a ansiedade nos olhos da família, quando a criança começa a estudar, desenvolver novas habilidades e apresentar suas conquistas.
Nesse mundo competitivo, as crianças são muito cobradas e, algumas, vivem verdadeiros tormentos por não terem o desempenho escolar adequado.
Os rótulos negativos em relação à habilidade acadêmica diminuem a autoestima e aumentam a ansiedade e a insegurança, criando um círculo vicioso de dificuldade.
Crianças têm ritmos diferentes de desenvolvimento e é importante que os pais não façam comparações.
Quando se percebe que o filho não está acompanhando o desenvolvimento da turma na escola, muitas vezes, surge a pergunta: “Meu filho tem transtorno de aprendizagem?”
Uma criança com dificuldade na aprendizagem, não necessariamente tem transtorno de aprendizagem. Por exemplo, se ela começa a apresentar, após a separação dos pais, sintomas de tristeza e queda no rendimento escolar, não é transtorno de aprendizagem, mas reação situacional e secundária a um quadro emocional.
Questões emocionais interferem na espontaneidade da criança comprometendo sua socialização e aprendizagem.
Um dos primeiros lugares onde aparecem sintomas é a escola. Se há algum problema na rotina da família, a criança reflete isso na rotina acadêmica.
Em alguns casos, há pais que se negam a perceber as limitações e dificuldades da criança, enquanto há outros que as potencializam.
A equipe de educadoras da escola está treinada e apta a identificar alguma alteração no desenvolvimento normal da criança. Quando necessário, esta é observada em sala pela psicóloga da escola e a família e a professora serão orientadas sobre a melhor conduta a seguir.
Só podemos afirmar que a criança apresenta um Transtorno de
Aprendizagem, depois que a mesma for avaliada pelos profissionais competentes.
Um transtorno de aprendizagem implica em um conjunto de sinais e sintomas descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM) e requer diagnóstico.
Na dúvida, procure a escola. Estamos prontos para atender!
Fabíola Menezes é neuropsicóloga e coordenadora do Projeto Família Presente da Casa das Letras
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