A ação social do projeto Cultivando Valores, Promovendo um Mundo Melhor já entregou as primeiras doações às creches e ao asilo escolhidos pelos alunos do Ensino Fundamental! Até outubro, as crianças têm outras visitas agendadas. Conheça melhor essa história que ensina sobre amor e solidariedade
Eu estava ansioso por aquele dia, lembra Péricles, aluno do 3º ano. Ao lado dos colegas de sala, ele visitou a creche Casa Verde, em Aparecida de Goiânia. Lá, a turma entregou leite e achocolatado, arrecadados após uma campanha na escola. “Eu me senti especial por ajudar”, diz ele.
Foi assim: os alunos do 1º ao 5º ano escolheram três creches e um asilo que precisam de doações para funcionar. As crianças perguntaram quais são as principais necessidades de cada instituição e definiram que produtos seriam doados.
Ao longo do ano, elas vão visitar cada lugar outras vezes para levar doações. O 1° ano está ajudando a Creche Santa Luzia com objetos escolares. Já o 2° ano, que adotou a Creche São Cristóvão, e o 4° ano, que vai colaborar com o Asilo São Vicente de Paula, ficaram de arrecadar alimentos não-perecíveis.
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Mas os alunos não entregam apenas produtos. A cada visita, eles doam tempo em momentos como lanches coletivos, brincadeiras com as crianças atendidas pelas creches e bate-papo com os idosos que moram no asilo.
Isabelly, aluna do 3º ano, diz que o momento da visita é emocionante! Ela gosta de chegar à creche e brincar de cantar com os caçulinhas de lá. A menina revela que aprendeu a gostar de ajudar o próximo com os avós.
Matheus conta que se sente muito feliz cada vez que encontra as crianças da creche e brinca com elas. A ação social faz parte do projeto Cultivando Valores, Promovendo um Mundo Melhor, desenvolvido pelo Ensino Fundamental.
Segundo a coordenadora pedagógica Karla Tavares, enquanto ajudam, os alunos aprendem, em sala de aula, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), os direitos do idoso, diferenças entre instituição particular, filantrópica e pública e os motivos pelos quais crianças e idosos são atendidos nesses locais.
“O objetivo principal do projeto é despertar a solidariedade, sair do significado para prática”, diz Karla.
“Vejo essa ação como uma semente plantada. Sei que teremos bons frutos sempre. Ela traz resultados imediatos para os que recebem, mas, para as crianças, é um aprendizado para agora e para o futuro. Agradeço imensamente a Escola Casa das Letras, as professoras, as crianças e as famílias por fazerem a diferença na sociedade.“Claudia Costa, psicopedagoga e diretora pedagógica da Creche Espírita Casa Verde
Projeto teve outra ação social ainda em 2018
O projeto Cultivando Valores, Promovendo um Mundo Melhor, do Ensino Fundamental, foi criado em 2017. De lá para cá, envolveu atividades sobre valores, sentimentos, educação financeira e ação social.
No ano de criação, cada turma, com apoio de amigos e da família, juntou dinheiro em um cofrinho e usou o valor total para fazer uma festa de fim de ano na escola.
Já no final de 2018, o projeto desenvolveu novamente atividades sobre educação financeira, mas inclui uma ação social: as crianças decidiram destinar o montante da poupança ou parte dele à compra de produtos para doar a instituições como creches e asilos.
A professora Leila Botelho Garcia, mãe do Bruno, hoje aluno do 5º ano, conta que o filho ficou muito empolgado com o projeto e com a decisão de doar os recursos economizados pela turma.
“Com este gesto, a criança desenvolve a sensibilidade de ser humilde, de ajudar o próximo e de querer praticar o bem. Além disso, amplia a capacidade de sentir-se bem ao ver a felicidade de outras pessoas”, avalia Leila.
Educação financeira
O educador financeiro José Mário Carvalho, da Clínica de Finanças, diz que aprender a lidar com o dinheiro desde criança é muito importante.
Ele conta que a mesada já foi motivo de estudo por especialistas. “Chegou-se a propor que, a partir dos cinco anos de idade, a criança recebesse o equivalente a 2 reais por ano de vida por semana, até o início da adolescência”, observa.
A ideia é que pais e filhos negociem o valor da mesada. Geralmente é definida de acordo com o que a criança gasta com lanche, cinema ou outro passeio, mais uma pequena fração para imprevistos.
Mas, na opinião de José Mário, a mesada ou semanada não deveria estar atrelada à troca por serviços domésticos básicos. “Esses devem fazer parte da contribuição da criança para a manutenção do ambiente do lar”, sugere o educador financeiro.
Algumas fotos das visitas das crianças às instituições adotadas pela ação social do projeto Cultivando Valores, Promovendo um Mundo Melhor:
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